Institucional

A ACCIJUC foi fundada no dia 3 de abril de 1950, mas sua primeira denominação foi Associação Comercial de Júlio de Castilhos.

Data histórica 3 de abril de 1950.

Naquela época, um grupo de empresários, médicos, advogados e outras profissões liberais, sentindo a necessidade de fundar uma associação para amparar e unir a classe, convocou uma assembléia geral, tendo por local o Salão de Honra da Prefeitura Municipal.

Na oportunidade assinaram o livro de presença quarenta pessoas. Naquela noite lá estavam Dr. Viriato Dutra, Dr. Arlindo Pereira dos santos, Dr. Álvaro Guimarães, Dr. Flory Azevedo, Onofre Leal, Ernesto Moresco, Victor Waihrich, Harvey Rubin, Miguel W. Filho e tantos outros.

Primeira Diretória:

Presidente – Mário Vilamil de Vargas

1° Vice – Mario Bay

2º Vice – Solon da Costa

1º Secretário – Harvey Rubin

2º Secretário – Rubens Culau Tatit

1º Tesoureiro – José Beviláqua

2º Tesoureiro – Edgar Volcato

Nesta mesma noite também foram aprovados os estatutos da entidade. Nessa assembléia geral, ou nessa histórica assembléia, os trabalhos foram presididos pelo Sr. Adel de Carvalho, M.D. presidente da Federação dos Associações Comerciais do Rio Grande do Sul.

Patrono da entidade

O patrono dessa entidade é Mario Vilamil de Vargas, que é um dos fundadores da Associação Comercial, hoje Associação Comercial e Industrial de Júlio de Castilhos.