FEDERASUL FAZ REUNIÃO DE EMERGÊNCIA COM CIDADES AFETADAS PELAS NOVAS REGRAS DO PLANO DE DISTANCIAMENTO

Blog Single

A Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul – FEDERASUL realizou nesta segunda feira, dia 15, das 17 horas às 19 horas um encontro por vídeo conferencia com sua diretoria, presidentes das associações comerciais e prefeitos das 116 cidades gaúchas atingidas pela bandeira vermelha.

O presidente da ACCIJUC e Diretor da FEDERASUL pela região de Santa Maria, Júlio Cesar Batistella, destacou que somente em Júlio de Castilhos, cidade com pouco mais de 20 mil habitantes, já houveram 80 demissões ocasionadas pelo primeiro fechamento do comércio. Sendo que, nesses números não incluem os trabalhadores temporários, ou seja, trabalhadores geralmente contratados na época de safra. A pesquisa foi elaborada pela ACCIJUC com escritórios de contabilidade e em contato com matrizes das empresas de rede.

Outro exemplo, mencionado por Batistella, é a cidade de Faxinal do Soturno que está muito bem preparada para o combate da pandemia do novo coronavírus, tendo um hospital com 10 Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), e com apenas 1 único caso confirmado da doença.

“A conta sempre vai para o comércio, mas o Estado irá receber 1.95 bilhões de reais para o combate ao novo coronavírus, sendo que 486 milhões de reais já entrou no caixa e foi destinado para ajudar a pagar a folha. Dessa forma, entende-se que o Estado também precisa colaborar, ou seja, investir em saúde” finalizou.